terça-feira, 18 de abril de 2017

Arquimedes de Siracusa



 Nascido 287 AC em Siracusa, Sicília  Falecido 212 AC em Siracusa, Sicília

 Arquimedes, filho do astrônomo Fídeas, era nativo de Siracusa, na Sicília. Há relatos de sua visita ao Egito, onde inventou um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, em uso ainda hoje.
Há indícios muito fortes de que em sua juventude, Arquimedes tenha estudado com os sucessores de Euclides, em Alexandria. Com certeza ele era completamente familiarizado com a Matemática lá desenvolvida, conhecendo pessoalmente os matemáticos daquela região. Ele mesmo mandava alguns de seus resultados para Alexandria com mensagens pessoais.
No prefácio de Sobre espirais Arquimedes nos conta uma história curiosa acerca de seus amigos em Alexandria. Ele tinha o hábito de mandar o texto de seus últimos teoremas, mas sem as demonstrações. Aparentemente alguém em Alexandria estava roubando os resultados de Arquimedes e afirmando que eram seus. Na última vez que fez isso, enviou dois resultados falsos...
... aqueles que afirmam descobrir tudo, mas não produzem provas de suas afirmações, podem estar enganados fingindo descobrir o impossível.
De fato, existem inúmeras referências a Arquimedes nos escritos de sua época, dada a reputação quase sem par que ele ganhou neste período. Curiosamente a razão para isso não era um interesse generalizado em Matemática, mas sim nas máquinas que inventou para serem usadas na guerra. Estas armas foram particularmente eficientes na defesa de Siracusa contra os Romanos, liderados por Marcelo.
Escreve Plutarco:
... quando Arquimedes começou a manejar suas máquinas, ele de uma só vez atirou contra as forças terrestres todos os tipos de mísseis, e imensas massas de rocha que caíram com barulho e violência inacreditáveis, contra as quais nenhum homem poderia resistir em pé ...
Outras invenções de Arquimedes, como a polia composta, também colaboraram para que sua fama se perpetuasse. Novamente citando Plutarco:
[Arquimedes] afirmou [em uma carta ao Rei Hierão] que, dada uma força, qualquer peso poderia ser movido, e até mesmo se gabando, disse que se houvesse outra Terra, esta poderia ser movida. Hierão maravilhou-se com isto e pediu uma demonstração prática. Arquimedes tomou um dos navios da frota do rei - que não podia ser movido a não ser por muitos homens - carregou-o com muitos passageiros e lotou-o de carga. Arquimedes colocou-se a distância e puxou as polias, movendo o navio em linha reta suavemente, como se estivesse no mar.
Mesmo tendo Arquimedes obtido fama por suas invenções mecânicas, ele acreditava que a Matemática em sua forma mais pura era a única coisa que valia a pena.
As conquistas de Arquimedes são de tirar o fôlego. Ele é considerado por muitos historiadores como um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Ele chegou a aperfeiçoar um método de integração que permitia calcular áreas, volumes e áreas de superfícies de muitos corpos.
Arquimedes foi capaz de aplicar o método da exaustão, que é uma forma primitiva de integração, para obter uma vasta gama de resultados importantes, alguns dos quais chegaram até os dias de hoje.
O tratado Sobre equilíbrios planos aborda os princípios fundamentais da mecânica, usando métodos geométricos. Arquimedes descobriu teoremas fundamentais a respeito do centro de gravidade de figuras planas, todos constantes deste trabalho. Em particular ele encontra, no livro 1, o centro de gravidade do paralelogramo, do triângulo e do trapézio.
O livro 2 é inteiramente devotado a encontrar o centro de gravidade de um segmento de parábola. Na Quadratura da parábola Arquimedes encontra a área de um segmento de parábola formado pelo corte de uma corda qualquer.
No primeiro volume de Sobre a esfera e o cilindro Arquimedes mostra que a superfície de uma esfera é quatro vezes a do grande círculo, acha a área de qualquer segmento da esfera, mostra que o volume de uma esfera é dois terços do volume do cilindro circunscrito, e que a superfície da esfera é dois terços da superfície do cilindro circunscrito, incluindo-se as bases.
Em Sobre espirais Arquimedes define uma espiral e estabelece as propriedades fundamentais relacionando o comprimento do vetor raio com os ângulos de revolução que geram as espirais. Ele também apresenta resultados sobre tangentes às espirais, bem como demonstra como calcular áreas de partes da espiral.
Em Sobre conóides e esferóides Arquimedes examina os parabolóides de revolução, hiperbolóides de revolução e esferóides obtidos pela rotação de uma elipse em torno de um de seus eixos.
Sobre corpos flutuantes é o trabalho onde Arquimedes estabelece os princípios básicos da Hidrostática. Seu teorema mais famoso - que dá o peso de um corpo imerso em um líquido - chamado Princípio de Arquimedes, consta deste trabalho.
Em Medidas do círculo Arquimedes mostra que o valor exato de situa-se entre 310/71 e 31/7. Ele obteve este resultado circunscrevendo e inscrevendo um círculo com polígonos regulares com 96 lados!
O Contador de areia é um trabalho memorável em que Arquimedes propõe um sistema numérico capaz de expressar números até 8x1016 (em notação moderna). Seu argumento é de que este número seria suficiente para contar o número de grãos de areia do Universo. Bem, naturalmente Arquimedes enfrentou o problema anterior: o tamanho do Universo. Quando cita resultados acerca do tamanho do Universo, ele usa resultados de Euxodo, Fídias (seu pai) e Aristarco.
Há referências a outros trabalhos de Arquimedes, que estão hoje perdidos. Pappus refere-se a um trabalho de Arquimedes sobre poliedros semi-regulares e o próprio Arquimedes refere-se a um trabalho sobre o sistema numérico proposto no Contador de areia. Pappus também menciona um tratado sobre balanças e alavancas, e Theon menciona um tratado sobre espelhos.
Arquimedes foi morto em 212 AC durante a captura de Siracusa pelos Romanos na segunda guerra Púnica, depois que todos seus esforços para manter os romanos na baía com suas máquinas de guerra falharam.
Fonte: http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/arquimedes/arquimedes.html

26 comentários:

  1. Vimos no texto, a vida de um homem muito respeitado e até hoje lembrando por suas grandes invenções por ele criadas, nasceu em 287 AC em Siracusa, na Sicília, conhecido como Arquimedes, filho do astrônomo Fídeas. Uma de suas invenções foi o sistema de bombeamento chamado de Parafuso de Arquimedes, após relatos de sua ida ao Egito. Na juventude, estudou com os sucessores de Euclides, em Alexandria e se familiarizou com a Matemática daquela região. Arquimedes conta que seus últimos teoremas, Sobre espirais, mandados para Alexandria estavam sendo roubados, sabendo de tal fraude, resolveu enviar dois resultados falsos. Seu maior interesse era criar máquinas para guerra, sendo elas muito eficientes na defesa de Siracusa contra os Romanos, liderados por Marcelo. Criou outra invenção como a polia composta, método da exaustão, equilíbrios planos, Quadratura da parábola, a esfera e o cilindro, corpos flutuante. Muitos historiadores o consideram como um dos maiores matemáticos de todos os tempos, ele acreditava que a Matemática em sua forma mais pura era a única coisa que valia a pena. Arquimedes foi morto em 212 AC durante a captura de Siracusa pelos Romanos na segunda guerra Púnica.

    Aluna: Helenira Lara Leite
    1º Ano C vespertino.

    ResponderExcluir
  2. O texto acima retrata um pouco da história de Arquimedes de Siracusa, que foi um grande físico, matemático, engenheiro, etc. que fora considerado um dos grandes cientistas da antiguidade. Ele era um homem muito inteligente, que com suas criações (máquinas em geral) fora capaz de livrar Siracusa muitas vezes do ataque dos romanos. Uma de suas obras mais importantes é o Parafuso de Arquimedes, um sistema de bombeamento criado no Egito, e que por sinal ainda está em uso até os dias atuais.
    Há muito relatos que contam que Arquimedes enquanto ainda jovem tenha estudado em Alexandria, com alguns sucessores de Euclides, contando que foi nesse período em que ele se familiarizou com a Matemática. Com isso, Arquimedes obteve diversos resultados a cerca de seus estudos, chegando a aperfeiçoar um método que lhes permitia calcular áreas e volumes de diversos corpos. Além disso Arquimedes foi um dos responsáveis por aplicar o método da exaustão, entre muitos outros.
    Porém, seu maior reconhecimento se deve às suas criações de guerras, que durante muitos anos livraram Siracusa de ataques diversos.
    Arquimedes morreu em 212 AC durante a segunda guerra Púnica, após todos os seus esforços falharem.

    Turma: 1º Ano C Vespertino

    ResponderExcluir
  3. Arquimedes nasceu em 287 a.c na Siracusa,siria filho do astrônomo Fideas,na sua juventude estudou em Alexandria;era apaixonado em matemática,tinha o anoto de enviar suas teorias mas sem as demonstrações para Alexandria,mas infelizmente alguns em Alexandria começaram a roubar suas pesquisas e afinar que eram suas e não de Arquimedes
    Sua reputação na época não foi construída por seu desemdesempenho em matemática,mas sim por suas invenções na guerra de Siracusa contra Roma,suas armas tinha a fama de que nenhum homem que fosse atingido votariam a se levantar .também inventou a polia composta uma máquina capaz de mover qualquer coisa,não importa o pedido da massa.
    Ele é considerado como o maior matemático de todos os tempos.fez essas e outras grandes descobertas na matemática para o mundo.mas infelizmente morreu em 212 a.c na segunda guerra púbica,a qual suas armas vieram a falhar em combate.
    Aluna:Amanda Gabriela Pena Azarite
    1 ano A

    ResponderExcluir
  4. O Texto retrata um pouco da historia de Arquimedes que nasceu em Siracusa,ele era filho de Fideas,ele amava matematica mas suas inumeras referencias nao foi em cima de seu conhecimento matematico e sim sobre suas invençoes que poderiam protejer Siracusa contra os Romanos.
    quando arquimedes começou a produzir suas invençoes ele podia conbater forças humana como mover pedras grandes com grande barulho e violencia ao solo e nenhum ser humano ficava de pé porem na segunda guerra publica ele veio a falescer pois suas invençoes falharam.
    Aluno : Itamar Braz Padovan
    1 Ano A

    ResponderExcluir
  5. Arquimedes nasceu em 287 a.c na Siracusa,siria filho do astrônomo Fideas. invenções foi o sistema de bombeamento chamado de Parafuso de Arquimedes, ele é considerado como o maior matemático de todos os tempos, Arquimedes através da matemática teve varias criações e descobertas , ele criou maquinas para guerras e a polia que e uma maquina que e capaz de mover qualquer coisa além de ser um grande fisico e matemático .
    Ele foi morto em 212 a. C.pelos romanos apos tudi ter falhado.
    1A matutino Kelly pedraça

    ResponderExcluir
  6. O texto relata a vida e algumas das invenções de Arquimedes
    Arquimedes foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Algumas de suas contribuições a física,estão, as fundações da hidrostática e da estática, e descobriu também a lei do empuxo e a lei da alavanca. Ele inventou vários tipos de armas para uso militar e civil, Arquimedes ainda projetou maquinas/armas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e também colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.
    Arquimedes é considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade.
    E foi durante o cerco a Siracusa, em 212 a.C , que Arquimedes foi morto por um soldado romano.
    Aluna: Gabrielle Sabino 1° ano A

    ResponderExcluir
  7. Arquimedes inventou um sistema de bombeamento chamado parafuso que usamos até nos dias atuais.
    Ele era um grande conhecedor daquela matemática era muito conhecido tanto que alguns de seus documentos foram roubados, E a autoria foi para o ladrão, porém nos dois últimos caso ele havia feito falsos resultados pois já previa que seria roubado.
    Ele foi muito importante pois desenvolveu inúmeras máquinas, mas para ele a matemática por si era única coisa importante.
    Aluna: Thabily Carrera 1º ano A

    ResponderExcluir
  8. O texto retrata a vida de Arquimedes considerado o maior matemático de todos os tempos
    Arquimedes inventou poderosas armas na guerra de Siracusa contra Roma
    Nasceu em 287 a.c na Síria e morreu 212 á.c na segunda guerra a qual veio suas armas falharem
    Aluna:Ellen Karine da Silva
    1 ano A

    ResponderExcluir
  9. O texto retrata sobre o Físico Arquimedes,nascido em Siracusa na Sicília.
    Uma de suas invenções foi um sistema de bombeamento `` Parafuso de Arquimedes ``.

    Em Alexandria ele acabou se familiarizando com a matemática La desenvolvida.
    Alexandria era onde ele mandava o textos de seus últimos teorema, alguém estava roubando os resultados de Arquimedes e dizendo que eram seus, sabendo disso ele decidiu enviar dois resultados falsos.
    Seu maior interesse era suas criações de guerras, que durante muito tempo livraram Siracusa de vários ataques.
    Arquimedes foi morto em 212 a.c, durante a Segunda Guerra Púbica, no qual suas armas terem falhado no combate.
    Aluna: Jackeline augusto Rodrigues
    1 ano A

    ResponderExcluir
  10. O texto fala de um homem chamado Arquimedes filho do astrônomo Fideas, ele foi um grande físico, matemático e Engenheiro teve em sua história muitas invenções como o sistema de bombeamento chamado parafuso esse sistema foi criado no Egito.
    Arquimedes é considerado até hoje o maior matemático de todos os tempos suas invenções revolucionaram a forma de bombardeio de muitos países ele morreu em 212 a.c Segunda Guerra púnica.

    Gabriela Calixto da Rocha
    1A matutino

    ResponderExcluir
  11. Aluna:Fabricia Rocha Lopes

    Turma:1 ano C




    Bom o texto retrada do Arquimedes de Siracura;Nasceu em 287 a.c em Siracusa e também conhecido como Arquimedes,ele era filho de fideas e gostava muito de matemática ele amava a matemática,como podemos dizer que através da matemática teve várias criações descobertas e entre outras coisas;O Arquimedes é considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade,em 212 a.c que Arquimedes foi morto durante a segunda guerra pública.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Arquimedes um dos matemáticos ( físicos , Mecânico , Astrônomo , etc ) , um dos mais famosos da antiguidade , pelo tamanho inteligência e o AMOR inexplicável pela Matemática .
    Um grande amigo de Arquimedes ,era Aristóteles , pois o interesse comum entre os dois grandes pensadores fez com que virassem amigos inseparáveis e companheiros de estudos em Alexandria . Ambos viraram Astrônomos famosos no tempo em que os principais estriamentos de trabalho era a curiosidade e o poder de observação , naquela época .
    Infelizmente Arquimedes acabou morrendo por sua loucuras , mesmo sendo muito admirado pelos romanos , foi morto em tempos de guerra por um soldado , por não obedecer a ordem de redenção , pelo simples fato de estar no meio de um raciocínio lógico e não queria interromper .
    As descobertas e invenções de Arquimedes foram muitas , no campo da matemática por exemplo é dele o método de calcular o número " PI " , a razão entre : Comprimento , Diâmetro , e a soma dos raios . E dentre outros maravilhas que ele nos proporcionou .

    ResponderExcluir
  14. Bom o texto relata um pouco da vida de Arquimedes de Siracusa que foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego, que foi considerado um dos grandes cientistas da antiguidade.E uma das suas principais obras foi o Parafuso De Arquimedes , um sistema de bombardeamento no Egito, e que esta em uso até os dias atuais.Arquimedes na sua juventude, estudou com os sucessores de Euclides, em Alexandria e assim se familiarizou com a Matemática na região da Sicília. Com isso, Arquimedes se obteve diversos resultados de seus estudos, chegando a aperfeiçoar um método que lhes permitia calcular volumes e áreas .E o Matemático Arquimedes morreu em 212 a.C durante a segunda guerra Púnica, após todos os seus esforços terem falhados.
    ALUNO : VINÍCIUS FLORES DE NEIRA
    1° ANO B.

    ResponderExcluir
  15. Bom o texto nos mostra a vida de um grande fisico e também um matemático conhecido pelo nome de Arquimedes bom ele foi um homem muito respeitado e lembrado até hoje por suas invenções e todo o tipo de maravilhas que ele realisou a criar e tambem descobrir e por esses fatos que ele foi e ainda é tão importante para os estudos.

    Aluno: Pedro Luciano Gomes da Silveira
    Serie: 1ano B

    ResponderExcluir
  16. O texto fala sobre a vida de Arquimedes ele foi um grande fisico, engenheiro, muitos dizem que ainda muito jovem tenha estudado em Alexandria com isso Arquimedes chegou a perfeição de um metodo que podia calcular área e volume,ele também inventou vários tipos de armas para militares e civis Arquimedes é considerado uns dos melhores matematicos do mundo.

    ALUNA:lariSSA ALMEIDA
    1ANO B

    ResponderExcluir
  17. O texto acima fala sobre Arquimedes, que foi um grande físico, e que foi considerado um dos grandes cientista da antiguidade, nasceu 287 a.c na síria, por ser um homem muito inteligente ele inventou um sistema de Bombeamento chamado parafuso de Arquimedes, na guerra de siracusa contra os romanos ele construiu maquinas para servir de defesa a eles.Arquimedes foi um grande inventor,matemático astrônomo etc.
    Morreu 212 a.c na guerra depois de suas máquinas falharem.
    ALUNA: Poliane Lorrayne
    Sériẹ: 1ANO E
    PAGANTE

    ResponderExcluir
  18. O texto relata a vida de Arquimedes de Siracusa, que foi um grande matemático e físico,que quando jovem tenha aprendido sobre oque sabe de física em Alexandria com isso Arquimedes chegou a a um grande nível,de forma que podia calcular área e volume com facilidade.Foi um homem muito respeitado e lembrado até hoje por suas realizações nas áreas da física,com toda certeza um ícone em sua especialidade.O matemático vem a falecer em 212 a.C durante a segunda guerra Púnica, após tudo que ele lutou pra ter, ir por água a baixo.
    Aluno:MARKO ANTÔNIO COSTA FERRAZ SILVA
    ANO:1
    TURMA:B

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que o texto fala sobre arquimedes que era filho de astonomo fideas,era nativo de siracusa,ele foi que inventou um sistema de bombeamento chamado parafuso de Arquimedes,ele nao tinha interesse generalizado em matematica,mas sim ele tinha interesse em inventar maquinas de guerra que serian posteriormente usadas em guerra naquela epoca outras invencoes de Arquimedes seria a polia composta.As conquistas de arquimedes levaram a ser um bom exemplos para milhares de leitores que procuram por mais conhecimento no mundo da fisica,porque ele usava formula de medidas exatas para calcular seus problemas,sao numeros usados ate hoje,Arquimedes foi um homem muito genial em todos seus estudos matematicos.Arquimedes nasceu em 287ac e faleceu em 212ac em Siracusa,Sicilia.Aluno Roberto Carlos Chores 1ano E noturno pagante de materia

    ResponderExcluir
  20. O texto acima retrata um pouco da história de Arquimedes de Siracusa, que foi um grande físico, matemático, engenheiro, etc. que fora considerado um dos grandes cientistas da antiguidade. Ele era um homem muito inteligente, que com suas criações (máquinas em geral) fora capaz de livrar Siracusa muitas vezes do ataque dos romanos. Uma de suas obras mais importantes é o Parafuso de Arquimedes, um sistema de bombeamento criado no Egito, e que por sinal ainda está em uso até os dias atuais.
    Há muito relatos que contam que Arquimedes enquanto ainda jovem tenha estudado em Alexandria, com alguns sucessores de Euclides, contando que foi nesse período em que ele se familiarizou com a Matemática. Com isso, Arquimedes obteve diversos resultados a cerca de seus estudos, chegando a aperfeiçoar um método que lhes permitia calcular áreas e volumes de diversos corpos. Além disso Arquimedes foi um dos responsáveis por aplicar o método da exaustão, entre muitos outros.
    Porém, seu maior reconhecimento se deve às suas criações de guerras, que durante muitos anos livraram Siracusa de ataques diversos.
    Arquimedes morreu em 212 AC durante a segunda guerra Púnica, após todos os seus esforços falharem.
    Aluno Daniel Da Silva Fonseca
    1 ano B

    ResponderExcluir
  21. O texto relada da vida de um grande fisico,matematico,engenheiro,etc. por ser muito inteligente, crio maquinas em geral, mas das suas grandes foi Parafuso de arquimedes, sistema para bombear criado no egito,relatos contam que ele estudou na alexandria, ele moreu em 212 a,c. durante a segunda guerrra punica . Aluna:LAURIELLEN DE C. LARA 1 Ano B.

    ResponderExcluir
  22. Arquimedes foi um homem muito respeitado e lembrado ate hoje por suas realizações nas áreas da física com toda certeza um ícone em sua especialidade. uma de suas obras mais importantes e o parafuso de um sistema de bombeamento criado no Egito e que por sinal ainda esta em uso ate os dias atuais. com isso Arquimedes se obteve diversos resultados de seus estudos , chegando a aperfeiçoar um método que lhes permitia calcular volumes e áreas. aluno ; Jaime Nunes pachuri 1e

    ResponderExcluir
  23. Arquimedes de Siracusa nasceu em 287 AC em Siracusa, Sicília. Tendo falecido 212 AC na mesma cidade. Ele foi o responsável pela invenção de um sistema de bombeamento chamado Parafuso de Arquimedes, utilizado até hoje. Mesmo tendo Arquimedes obtido fama por suas invenções mecânicas, foi na matemática em que realmente se destacou,sendo considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Aperfeiçoando cálculos de áreas, volumes e áreas de superfícies de muitos corpos.

    Aluna: Genica
    1 Ano A

    ResponderExcluir
  24. O texto relata a vida e obra Ariquimedes de Siracusa, tendo grande relevância na história, Ariquimedes influenciou e aperfeiçoou a matematica como a conhecemos, desenvolveu maneiras e fórmulas para se calcular volumes e ares de superficies de corpos. Mas não se restringiu só a matematica, teve também como legado suas contribuições na fisica, criando o famoso "Parafuso De Ariquimedes" e um sistema de bombeamento de aguá, ambos os modelos são copiados até os dias atuais.
    Durante sua vida fez amigos célebres, entre eles talvez o melhor, Aristóteles, eram companheiros de estudo em Alexandria, sua morte em 212 AC foi um tanto quanto "ironica" pois no meio de um raciocinio filosófico acabou sendo morto por um soldado em Siracusa.
    Ariquimedes com certeza deixou um grande legado, que é e será lembrado por muitos séculos, quem sabe ao fim do homem.

    ALUNO: ALEX F. AZEVEDO
    1 ANO "A"

    ResponderExcluir
  25. Arquimedes (287 a.C.-212 a.C.) nasceu na colônia grega de Siracusa, na Sicília. Filho de Fídias, um astrônomo grego, que costumava reunir em sua casa a elite de filósofos e homens da ciência. Estudou na escola de Matemática de Alexandria, que na época era o centro intelectual do mundo. Teve contato com o que havia de mais avançado na ciência do seu tempo, convivendo com grandes matemáticos e astrônomos, entre os quais Eratóstenes de Cirene, o matemático que fez o primeiro cálculo da circunferência da terra.
    Inventou um dispositivo em espiral para elevar água, "Parafuso de Arquimedes", que consiste numa espécie de mola espiral, ajustada dentro de um cilindro, que ao girar, a água vai subindo no cilindro. Arquimedes desenvolveu as fórmulas da área da superfície e do volume da esfera, como também as fórmulas para os cilindros nos quais a esfera pudesse se ajustar.

    Aluno: Vinicius Guedes
    1 ano A

    ResponderExcluir
  26. Arquimedes foi um físico ao qual também era matemático nascente da colônia grega de Siracusa, na Sicília ao qual estudou na escola de Alexandria , mérito de ser tao reconhecido pela matemática , não foi porque queria extrair conhecimento na aria de matemática mais queria entender e estudar os cálculos para criação de seus projetos para suas maquinas ao qual teve reconhecimento na guerra porque realmente era eficiente na defesa de sua terra (Siracusa) Arquimedes estava dominando sua fama de tanta sabedoria engenheira mais pelo visto acabou tomando gosto pela matematica ao qual no final das contas ele estava apaixonado pelos cálculos da matemáticas ele acreditava que a Matemática em sua forma mais pura era a única coisa que valia a pena , muitos do seus cálculos estão ate hoje circulando por este mundo da matemática , Arquimedes fez muito mais do que temos hoje em dia a trabalhos que estão hoje perdidos, gênio célebre da matemática e da física Arquimedes nasceu e morreu em Siracusa, na Sicília, filho do astrônomo Fídias
    Aluna : Debora Silva
    Serie : 1 ano E

    ResponderExcluir