domingo, 27 de agosto de 2017

CINEMÁTICA



Observamos ao nosso redor um mundo em movimento. Podemos notar os carros se locomovendo, as pessoas andando, um objeto que cai e mais uma série de exemplos que poderiam ser citados. O interessante é saber que uma boa parte dessas situações podem ser descritas e que - se o movimento de um objeto mantiver uma certa regularidade - poderemos saber o que ocorreu antes e o que vai acontecer depois. Quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas estamos entrando em uma área da física conhecida como cinemática.
Referencial
Em uma viagem de carro você observa o velocímetro e ele indica 100 km/h. Ao mesmo tempo o seu veículo está ultrapassando um caminhão cujo velocímetro indica 80 km/h. Será que o caminhoneiro irá observar o seu carro também a 100 km/h?

A resposta dessa pergunta vem do conceito de referencial, que pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objetos. Os velocímetros são fabricados para registrar velocidades em relação a um referencial fixo na Terra, ou seja, o automóvel está a 100 km/h em relação à Terra.

Para o caminhoneiro que está em movimento, ele não verá o seu automóvel a 100 km/h, mas a 20 km/h, ou seja, a velocidade do seu carro menos a velocidade do caminhão. Se você e o caminhão estivessem em sentidos opostos, qual seria a sua velocidade em relação ao caminhão?

Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. Considere o seguinte exemplo: Você está sentado em um ônibus. Se adotarmos como referencial o ônibus, você está em repouso, mas se o referencial for um observador em um ponto fixo da Terra, você estará em movimento.
Trajetória
[ x ]
Outra grandeza que pode ser alterada pela adoção de referenciais é a trajetória. A trajetória pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, como por exemplo, quando se faz um risco com giz em uma lousa, os pontos percorridos pelo giz ficarão marcados e definirão a sua trajetória.

Como dissemos, a trajetória pode mudar com a mudança de referencial. Considere que você está novamente sentado em um ônibus. Nesse instante, ele está em uma trajetória retilínea e com velocidade constante. De repente, uma lâmpada presa ao teto cai. Para você, que está no ônibus, a trajetória descrita pela lâmpada será retilínea. Porém, para um observador externo e em repouso em relação a Terra, a trajetória será um arco de parábola.
Espaço
No estudo do movimento, além da trajetória, é importante localizar a posição do móvel. Quando você está viajando em uma estrada, de quilômetro em quilômetro, encontra-se uma placa indicando a quilometragem. O valor dessa placa mostra a que distância você se encontra do marco zero dessa estrada, ou seja, a sua posição em relação à origem da trajetória.

Por exemplo, a Rodovia dos Imigrantes, que liga a cidade de São Paulo à baixada santista, tem as suas quilometragens marcadas em relação ao marco zero da cidade de São Paulo que se encontra na Praça da Sé. Em outras palavras, quando você está no quilômetro 50 da rodovia, isso significa que você está a 50 km da Praça da Sé. Podemos, então, definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, e serve para indicar a posição do móvel.
O conceito de velocidade e velocidade média
Para entender o conceito de velocidade, imagine novamente você em um carro a 100 km/h em uma agradável viagem de férias. O que essa indicação significa? Significa que se seu o automóvel mantiver essa velocidade, ele percorrerá 100 km a cada intervalo de tempo de uma hora, ou seja, a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.

Agora, é muito pouco provável que, em um longo intervalo de tempo, você consiga manter sempre essa mesma velocidade constante. Se mencionarmos o trânsito urbano, isso se torna uma tarefa praticamente impossível. Dessa situação podemos entender o conceito de velocidade média. Tome como exemplo a locução de uma corrida de Fórmula 1. É comum ouvirmos o locutor dizer que determinado carro teve, durante uma volta, a velocidade média de, por exemplo, 170 km/h. Isso não significa que o carro manteve essa velocidade durante toda a volta. Esse número mostra o valor da velocidade que melhor representa todas as velocidades que ele teve durante essa volta.

Para efetuar o cálculo da velocidade média, considere um móvel que se locomove em uma trajetória como ilustrado na figura abaixo.



   No espaço inicial S0, é acionado o relógio e se registra o tempo inicial t0. Mais à frente, quando esse mesmo móvel passar pelo espaço final S, novamente se observa o relógio e anota-se o tempo final t. De posse desses dados é possível calcular o deslocamento escalar do móvel, que será o espaço final menos o espaço inicial, e o intervalo de tempo decorrido, que será o tempo final menos o tempo inicial.

   A velocidade escalar média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
     


  

As unidades mais usadas para velocidade são o m/s, que é a unidade do Sistema Internacional, e o km/h, que é a unidade usada no nosso dia a dia. Elas podem ser convertidas se usarmos a seguinte relação.


Aceleração escalar e aceleração escalar média
Aprendemos no nosso cotidiano que a velocidade não é uma grandeza que obrigatoriamente tem valor constante, ela pode variar a sua intensidade em um grande número de casos. Por exemplo, quando um ciclista inicia o movimento de uma bicicleta, ele necessariamente a tira do repouso e pedala até atingir a velocidade desejada, e assim dizemos que ele imprimiu uma aceleração a bicicleta. Note que a aceleração é uma grandeza que está intimamente ligada à variação de velocidade.

Desse modo a aceleração escalar média pode ser definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário para essa variação, ou seja:
 

A unidade de aceleração vem da divisão entre a unidade de velocidade pela unidade de tempo. Utilizando as unidades do Sistema Internacional, teremos a seguinte unidade para a aceleração:
 

Classificação dos Movimentos
Para que seja possível classificar o movimento, primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada. É muito comum encontrarmos trajetórias orientadas no nosso dia-a-dia, basta observar a sua rua. As casas possuem uma numeração e o sentido da sua rua é o sentido crescente da numeração das casas. Então, uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições.

Um primeiro critério a ser adotado é quanto ao sentido do movimento, afinal um móvel pode estar se locomovendo a favor do sentido da trajetória ou contra o sentido da trajetória. Quando um móvel está se locomovendo a favor da trajetória, dizemos que ele executa um movimento progressivo, que é caracterizado pelo deslocamento escalar (



) positivo ou por uma velocidade positiva.

Por outro lado, quando um móvel se locomove contra o sentido da trajetória, define-se esse movimento como movimento retrógrado ou regressivo, que é caracterizado pelo deslocamento escalar (


) negativo ou por uma velocidade negativa.

O outro critério adotado para a classificação dos movimentos, é quanto à intensidade da velocidade. Quando a intensidade da velocidade do móvel aumenta, esse móvel está executando um movimento acelerado e as suas características estão apresentadas na figura abaixo.
    Se a intensidade da velocidade do móvel diminuir, o mesmo estará executando um movimento conhecido por movimento retardado, e as suas características estão demonstradas na figura abaixo. Paulo... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/cinematica-1-entenda-o-que-sao-velocidade-e-aceleracao-escalar-media.htm?cmpid=copiaecola


Paulo Augusto Bisquolo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

43 comentários:

  1. O texto acima trata sobre um dos ramos estudados na física. Podemos definir cinemática como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas. Geralmente seu estudo ou trabalho parte de partículas ou pontos materiais, corpos que se encontram em constante movimento. Todavia, para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos.
    Referencial: pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objeto, a partir do qual estudamos o movimento ou o repouso do mesmo.
    Trajetória: a trajetória refere-se a linha formada pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel durante um intervalo de tempo, e que pode variar de acordo com a mudança do referencial.
    Espaço: podemos, então, definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição do móvel.
    Velocidade média: a velocidade escalar média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Aceleração escalar e aceleração escalar média: podemos definir a aceleração escalar média como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo.
    Classificação dos movimentos: existem dois tipos de movimento, o movimento progressivo que ocorre quando o móvel caminha no sentido positivo da trajetória; e o movimento retrógrado que acontece quando o móvel caminha no sentido negativo da trajetória.

    Natiély Honorato Araújo
    1º Ano "C"

    ResponderExcluir
  2.   A cinemática descreve movimentos.   Dependendo do referencial/ponto de vista, não quer dizer necessáriamente quando estamos sentados que estamos em repouso, então dependendo do referencial podemos estar em movimento pois a terra nunca para,  logo podemos dizer que estamos em constante movimento.
      Por exemplo:  Godofredo esta sentado ao lado de Filomena á observando, do ponto de vista de Godofredo ela está em repouso.
      Agora Filomena está sentada em um banco na praça e vê Godofredo passando de bicicleta, do ponto de vista de Filomena ele esta em movimento.
      Com o movimento sempre tem que ter um deslocamento.
      Trajeto é o caminho percorrido pelo móvel,  e depende do referencial. Ela  pode ser retilínea ou parábola .
      Um exemplo:  uma menina joga uma bola para o alto e anda ao mesmo tempo, em relação a ela a trajetória e retilínea. Já nós quando vemos ela andando e jogando a bola para o alto vemos uma trajetória parábola.
      Espaço de um móvel é a em relação de um referêncial de onde ele esta em um certo instante.
     Por exemplo: a placa “pare” que esta localizada em um certo local. Podemos definir espaço como a distância entre um ponto na trajetória e sua origem, que serve para indicar a posição do móvel.
      A velocidade é medida pelo deslocamento de um corpo em  determinado tempo ou seja mede o quão rápido um corpo se desloca.
    O movimento pode ser progressivo a favor do trajeto sendo ele positivo ou retrógado contra o trajeto sendo ele negativo.

    Fernanda R. e Rodrigues.
    1° ano D.

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Fabricia Rocha Lopes

    Turma:1 Ano








    O texto relata que a cinemática é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos,sem se preocupar com a análise de suas causas;ou seja a cinemática faz da parte mecânica que estuda os movimentos sem considerar as causas e a dinâmica é que estuda as leis do movimento como;trajetória,referencial,corpo extenso,ponto material e entre outras;como dissemos,a trajetória pode mudar com a mudança de referencial,e o espaço além da trajetória,é importante localizar a posição do móvel;A classificação dos movimentos primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada,uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições; o outro criterio adotado para a classificação dos movimentos, é quanto á intensidade da velocidade.

    ResponderExcluir
  4. Bom a física como todos que iniciam o 1 ano do ensino médio sabem e uma matéria que estuda as leis que exerce os fenômenos naturais , como a eletricidade,temperatura etc, mais como toda as matérias na grade escolar tem sua ramificação interior e a sim com CINEMÁTICA ao qual seu conceito define em que estuda o movimento de corpos ou partículas, sem referência a massas ou a forças que e ramificada da disciplina de física
    Aluna : Debora Silva
    Turma : 1 ano E
    Turno : Noturno

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que quando observarvos em nosso redor um mundo em movimento podemos ver os carros locomovendo e as pessoas andando e iso e umaque preocupa com suas causas e estamos entrando em uma area fisica conhecida como ,cinematica,e referencial e as referencias adotadas nao refere somente as nocoes adotadas e a outra grandeza que pode ser adotado da referencia e a tragetoria e porem para um obeservador externo e em repouso em rela çao a terra a tragetoria sera um arco de parabola espaço e fala bastante sobre as movimentaçoe de pessoas sobre uma tragetoria que e importane uma posiçao do movel e envolve varias outras coisas e para efetuar o calculo da velocidade media , considere um movel que se locomovel em uma tragetoria como ilustrador aluna ; helena 1 ano b matutino

    ResponderExcluir
  6. Como vimos no texto, cinemática é uma área da Física, que ocorre quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas. Podemos observar que várias coisas se movem, e a cada instante. Pessoas andando pelas ruas, automóveis, avião, etc. Mas, muitas vezes não sabemos se um objeto está se movendo ou se está em repouso, tudo isso depende de um Referencial, que pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objetos. Outra grandeza é a trajetória, ela pode mudar com a mudança de referencial. Pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel. Portanto, se temos uma distância, uma trajetória e a sua origem, precisamos do espaço, que serve para indicar a posição do móvel. Já que tudo ao nosso redor está em movimento, em que velocidade estão? para responder está pergunta, precisamos entender que a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo e a velocidade média é quando o móvel em movimento percorre uma certa trajetória, sempre na mesma velocidade constante. Agora compreendemos o as grandezas descritas.

    Aluna: Helenira Lara Leite.
    1° C vespertino. ° - °

    ResponderExcluir
  7. O texto acima refere-se a os movimentos que o mundo faz,quando fazemos a descrição do movimento sem nos preucupar com suas causas ,é uma área física chamada de cinemática referencial.
    Um referencial não altera a noção de velocidade,mais pode alterar a noção de repouso e movimento.
    A trajetória pode ser considerada como o conjuntos dos pontos percorridos por um móvel,a trajetória pode mudar com a mudança de referencial .Definimos espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem.
    Para calcular a velocidade média ,é possível calcular o deslocamento escalar do móvel,que será o espaço final menos o espaço inicial ,e o intervalo de tempo decorrido ,que será o tempo final menos tempo inicial.
    A aceleração escalar média pode ser definida com a variação de velocidade do móvel dividido pelo interlavo de tempo.
    Quando um móvel esta se locomovendo a favor da trajetória ,dizemos que ele executa um movimento progressivo.Quando um móvel caminha no sentido negativo da trajetória chamamos de movimento retrógrado .

    Aluna:Bianca
    Turma:1ano "A"

    ResponderExcluir
  8. O texto relata que a cinemática é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos,sem se preocupar com a análise de suas causas;ou seja a cinemática faz da parte mecânica que estuda os movimentos sem considerar as causas e a dinâmica é que estuda as leis do movimento como;trajetória,referencial,corpo extenso,ponto material e entre outras;como dissemos,a trajetória pode mudar com a mudança de referencial,e o espaço além da trajetória,é importante localizar a posição do móvel;A classificação dos movimentos primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada,uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições; o outro criterio adotado para a classificação dos movimentos, é quanto á intensidade da velocidade.

    Daniel da Silva Fonseca
    1 ano B

    ResponderExcluir
  9. Vamos la a cinematica ela ocupa da descricao dos movimentos do corpo,sem se preocupar com a analise de suas causas ,trabalha-se com particulas ou ponto materiais a cinematica tem suas introduções;ponto material que e o objeto onde o tamanho sao despreziveis quando comparados com o movimento estudado;corpo extenso e quando o objeto nao e desprezivel quando comparado com o movimento estudado;referencial: quando o observador fixa um sistema de referencia para o qual estuda o movimento e o repouso do objeto;movimento e repouso :movimento nada mais e quando sua posicao varia no discurso do tempo;e repiuso e quando um ponto material se mantem wm repouso em relacao a um ponto referencial;trajetoria:è a linha formada posicoes por um movel durante um intervalo;espaco e variacao do espaco :a variacao do espaco depende somente dos espacos final e inicial...Aluna:Laurielen de c. Lara ..... 1°Ano B.. ...

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Pamyla de Almeida Antero.
    Série: 1° ano D.
    Turno: vespertino.

    Como vimos no texto,um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. Considere o seguinte exemplo: Você está sentado em um ônibus. Se adotarmos como referencial o ônibus, você está em repouso, mas se o referencial for um observador em um ponto fixo da Terra, você estará em movimento.

    Trajetória

    Outra grandeza que pode ser alterada pela adoção de referenciais é a trajetória. A trajetória pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, como por exemplo, quando se faz um risco com giz em uma lousa, os pontos percorridos pelo giz ficarão marcados e definirão a sua trajetória.
    Como dissemos, a trajetória pode mudar com a mudança de referencial.

    Espaço

    No estudo do movimento, além da trajetória, é importante localizar a posição do móvel. Quando você está viajando em uma estrada, de quilômetro em quilômetro, encontra-se uma placa indicando a quilometragem. O valor dessa placa mostra a que distância você se encontra do marco zero dessa estrada, ou seja, a sua posição em relação à origem da trajetória.

    O conceito de velocidade e velocidade média

    Para entender o conceito de velocidade, imagine novamente você em um carro a 100 km/h em uma agradável viagem de férias. O que essa indicação significa? Significa que se seu o automóvel mantiver essa velocidade, ele percorrerá 100 km a cada intervalo de tempo de uma hora, ou seja, a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.

    Aceleração escalar e aceleração escalar média

    Aprendemos no nosso cotidiano que a velocidade não é uma grandeza que obrigatoriamente tem valor constante, ela pode variar a sua intensidade em um grande número de casos. Por exemplo, quando um ciclista inicia o movimento de uma bicicleta, ele necessariamente a tira do repouso e pedala até atingir a velocidade desejada, e assim dizemos que ele imprimiu uma aceleração a bicicleta. Note que a aceleração é uma grandeza que está intimamente ligada à variação de velocidade.

    Classificação dos Movimentos

    Para que seja possível classificar o movimento, primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada. É muito comum encontrarmos trajetórias orientadas no nosso dia-a-dia, basta observar a sua rua. As casas possuem uma numeração e o sentido da sua rua é o sentido crescente da numeração das casas. Então, uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições.

    ResponderExcluir
  11. estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas. Geralmente seu estudo ou trabalho parte de partículas ou pontos materiais, corpos que se encontram em constante movimento. Todavia, para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos.
    Referencial: pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objeto, a partir do qual estudamos o movimento ou o repouso do mesmo.
    Trajetória: a trajetória refere-se a linha formada pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel durante um intervalo de tempo, e que pode variar de acordo com a mudança do referencial
    Para entender o conceito de velocidade, imagine novamente você em um carro a 100 km/h em uma agradável viagem de férias. O que essa indicação significa? Significa que se seu o automóvel mantiver essa velocidade, ele percorrerá 100 km a cada intervalo de tempo de uma hora, ou seja, a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.
    Aluna:angélica Bromate
    1 ano D

    ResponderExcluir
  12. aluna'Lorena Lube D. Santos
    1 ano c vespertino

    em fisica, movimento e a variacao da posicao e um objetivo ou ponto material no decorrer do tempo em relacao a um referencial inicial, suas caracteristicas sao descritas pela cinematica. Na cinematica temos o referencial a trajetoria o espaco e a velocidade media. podemos definir a velocidade media de um movimento como sendo razao entre o deslocamento delta x e a variacao de tempo delta t onde x e dado em metros e t em segundos e por tanto v e dado em m/s para comverter uma velocidade em m/s para km/h multiplicamos o seu valor por 3,6 no sentido inverso dividimos o valor por 3,6.

    ResponderExcluir
  13. O texto fala sobre a física Podemos como podemos definir cinemática como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas Geralmente seu estudo ou trabalho parte de partículas ou pontos materiais, corpos que se encontram em constante movimento Todavia para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos
    Referencial: pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objeto a partir do qual estudamos o movimento ou o repouso do mesmo
    Trajetória: a trajetória refere-se a linha formada pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel durante um intervalo de tempo e que pode variar de acordo com a mudança do referencial
    Espaço: podemos então definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem que serve para indicar a posição do móvel
    Velocidade média: a velocidade escalar média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel
    Aceleração escalar e aceleração escalar média: podemos definir a aceleração escalar média como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo.
    Classificação dos movimentos: existem dois tipos de movimento. o movimento progressivo que ocorre quando o móvel caminha no sentido positivo da trajetória; e o movimento retrógrado que acontece quando o móvel caminha no sentido negativo da trajetória...

    Aluno:Alan carlos barbosa da silva.
    Série:1°ano D

    ResponderExcluir
  14. O texto acima se refere a Cinemática  , que ocorre quando fazemos melhor a descrição de movimento sem se preocupar com as  causas  .
      Na cinemática o referencial é muito importante , pois ele vai definir se você está em movimento ou repouso , tudo vai depender de seu referencial .
    REFERENCIAL =Um referencial não altera só a velocidade , mas pode alterar a noção de repouso ou movimento.
    EX:Você está andando de carro e se seu referencial for o carro  você estará em repouso, mas se seu referencial for uma pessoa que esta em ponto fixo da terra você vai estar em movimento.
    TRAJETÓRIA =A trajetória pode ser  considerada como um conjunto dos pontos percorridos por um movel.
    EX:Você faz um risco com um giz na lousa e os pontos são marcados definiram sua trajetória.
    ESPAÇO =Quando você está viajando em uma estrada de quilômetros em quilômetros são marcados as quilometragem ,  ela indica a distância  que você está do seu marco zero dessa estrada .
    Aluno:Ramires de castro eguez��
    Turma:1°ano "D"

    ResponderExcluir
  15. Segundo os autores podemos definir cinemática como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas.
    Referencial: É todo o local onde o observador fixa um sistema de referência, exemplo: Você está sentado em um ônibus em movimento e você está em repouso, mas se estiver uma pessoa em um ponto fixo da Terra, você estará em movimentoum.
    Trajetória: é o caminho percorrido pelo móvel, e depende do referencial, Ela pode ser retilínea ou parábola. exemplo: Um barco em movimento, lá na marivela tem uma pessoa e deixa cair um saco de áreia, o saco vai cair em linha reta mais a pessoa verá o saco caindo em linha horizontal, pós a trajetória é uma linha reta não importa o caminho ou as curvas mais sabemos que é uma linha reta.
    Espaço: podemos definir o espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição de um móvel.
    Velocidade e velocidade média: a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo e a velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Aceleração escalar e aceleração escalar média: podemos definir a aceleração escalar média como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo.
    Classificação dos Movimentos: O movimento pode ser progressivo a favor do trajeto sendo ele positivo ou retrógado contra o trajeto sendo ele negativo.

    Rívia Moura Da Silva
    1º Ano "C"

    ResponderExcluir
  16. Segundo os autores podemos definir cinemática como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas.
    Trajetória: a trajetória refere-se a linha formada pelas sucessivas posições ocupadas por um móvel durante um intervalo de tempo e que pode variar de acordo com a mudança do referencial.
    Espaço: podemos definir o espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição de um móvel.
    Para calcular a velocidade média ,é possível calcular o deslocamento escalar do móvel,que será o espaço final menos o espaço inicial ,e o intervalo de tempo decorrido ,que será o tempo final menos tempo inicial.
    A aceleração escalar média pode ser definida com a variação de velocidade do móvel dividido pelo interlavo de tempo.
    Aluno: Ryan Garcia Meira
    1 Ano D

    ResponderExcluir
  17. Referencial:é um corpo ou um objeto em relação ao qual podemos determinar a localização dos objetos e assim determinar se há repouso ou movimento.Na prática podemos considerar como sendo o ponto de vista de um observador,e quando não for especificado, vamos considerar_lo como sendo a superfície terrestre.
    Espaço:é a posição (localização) de um objeto em um certo instante (momento) em relação a um determinado referencial
    EX: definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem,e serve para indicar a posição do móvel.
    Movimento E Repouso: é como se seu corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição)varia em relação a este mesmo referencial;caso sua posição não vária,ele estará em repouso em um ônibus em relação a este referencial.Os conceitos de movimento e repouso são parecidos,ou seja,dependem do referencial adotado.


    Aluno: Carlos Felipe
    1°ano C"

    ResponderExcluir
  18. Ao entendermos sobre cinemática é uma área da Física, que ocorre quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas. Para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos. Referencial: pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objeto, a partir do qual estudamos o movimento ou o repouso do mesmo. Espaço:Quando você está viajando em uma estrada, de quilômetro em quilômetro, encontra-se uma placa indicando a quilometragem. O valor dessa placa mostra a que distância você se encontra do marco zero dessa estrada, ou seja, a sua posição em relação à origem da trajetória. Aceleração Escalar:Pode ser definida com a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo. ALUNO: LUCAS NESPOLI S TURMA: 1 D VESPERTINO

    ResponderExcluir
  19. A cinemática descreve movimentos. Dependendo do referencial/ponto de vista, não quer dizer necessáriamente quando estamos sentados que estamos em repouso, então dependendo do referencial podemos estar em movimento pois a terra nunca para, logo podemos dizer que estamos em constante movimento. Espaço:é a posição (localização) de um objeto em um certo instante (momento) em relação a um determinado referencial
    EX: definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem,e serve para indicar a posição do móvel.
    Movimento E Repouso: é como se seu corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição)varia em relação a este mesmo referencial;caso sua posição não vária,ele estará em repouso em um ônibus em relação a este referencial.Espaço:é a posição (localização) de um objeto em um certo instante (momento) em relação a um determinado referencial
    EX: definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem,e serve para indicar a posição do móvel.
    Movimento E Repouso: é como se seu corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição)varia em relação a este mesmo referencial;caso sua posição não vária,ele estará em repouso em um ônibus em relação a este referencial.Espaço:é a posição (localização) de um objeto em um certo instante (momento) em relação a um determinado referencial
    EX: definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem,e serve para indicar a posição do móvel.
    Movimento E Repouso: é como se seu corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição)varia em relação a este mesmo referencial;caso sua posição não vária,ele estará em repouso em um ônibus em relação a estereferencial.Espaço:é a posição (localização) de um objeto em um certo instante (momento) em relação a um determinado referencial
    EX: definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem,e serve para indicar a posição do móvel.
    Movimento E Repouso: é como se seu corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição)varia em relação a este mesmo referencial;caso sua posição não vária,ele estará em repouso em um ônibus em relação a este referencial.
    Aluna:Kelly pedraça de carvalho 1anoE noturno

    ResponderExcluir
  20. Bom o tema e sobre a cinemática ela é usada praticamente todos os dias,Porque ela é constituída pelo movimento u na física ela é conhecida como Cinemática Referencial
    Aprendemos no nosso cotidiano que a velocidade não é uma grandeza que obrigatoriamente tem valor constante ela pode variar a sua intensidade em um grande numero.Desse modo a aceleração escalar média pode ser definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo do tempo
    Aluno-Eliezer Eguez Cebalho
    Turma-1D
    Vespertino

    ResponderExcluir
  21. A cinemática podemos definir como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas. Para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos.
    REFERENCIAL:Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. Considere o seguinte exemplo: Você está sentado em um ônibus. Se adotarmos como referencial o ônibus, você está em repouso, mas se o referencial for um observador em um ponto fixo da Terra, você estará em movimento.
    TRAJETÓRIA:A trajetória pode mudar com a mudança de referencial. Considere que você está novamente sentado em um ônibus. Nesse instante, ele está em uma trajetória retilínea e com velocidade constante.
    ESPAÇO: Então espaço podemos definir como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição do móvel.
    VELOCIDADE MÉDIA:A velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pela distancia e tempo gasto pelo móvel.
    ACELERAÇÃO MÉDIA: Podemos,então,definir a aceleração média como a variação de velocidade dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Existem dois tipos de movimento, o movimento progressivo que ocorre quando o móvel caminha no sentido positivo do seu destino;e o movimento retrógrado que acontece quando o móvel caminha no sentido negativo(contrário) do seu destino.

    ALUNO: VINÍCIUS FLORES DE NEIRA.
    TURMA:1° ANO B.

    ResponderExcluir
  22. O texto relata que a cinemática é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos,sem se preocupar com a análise de suas causas,ou seja a cinemática faz da parte mecânica que estuda os movimentos sem considerar as causas e a dinâmica.
    Referencial: É todo o local onde o observador fixa um sistema de referência, exemplo: Você está sentado em um ônibus em movimento e você está em repouso, mas se estiver uma pessoa em um ponto fixo da Terra, você estará em movimentoum.
    Trajetória: é o caminho percorrido pelo móvel, e depende do referencial, Ela pode ser retilínea ou parábola. exemplo: Um barco em movimento, lá na marivela tem uma pessoa e deixa cair um saco de áreia, o saco vai cair em linha reta mais a pessoa verá o saco caindo em linha horizontal, pós a trajetória é uma linha reta não importa o caminho ou as curvas mais sabemos que é uma linha reta.
    Espaço: podemos definir o espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição de um móvel.
    Velocidade e velocidade média: a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo e a velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Aceleração escalar e aceleração escalar média: podemos definir a aceleração escalar média como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo.
    Classificação dos Movimentos: O movimento pode ser progressivo a favor do trajeto sendo ele positivo ou retrógado contra o trajeto sendo ele negativo.

    Aluno: Itamar Braz,1° Ano A,Matutino

    ResponderExcluir
  23. A cinemática descreve movimentos. Dependendo do referencial/ponto de vista, não quer dizer necessariamente quando estamos sentados que estamos em repouso, então dependendo do referencial podemos estar em movimento pois a terra nunca para, logo podemos dizer que estamos em constante movimento.
    Um exemplo disso e você ver uma pessoa dentro de um ônibus, pra você ela está em movimento mas para a mesma ela não está.
    Trajetória

    [ x ]
    Considere que você está sentado em um ônibus. Nesse instante, ele está em uma trajetória retilínea e com velocidade constante. De repente, uma lâmpada presa ao teto cai. Para você, que está no ônibus, a trajetória descrita pela lâmpada será retilínea. Porém, para um observador externo e em repouso em relação a Terra, a trajetória será um arco de parábola. Essa e uma grandeza que pode mudar de acordo com o referencial ponto de vista de onde você vê.

    Espaço

    Por exemplo, a Rodovia dos Imigrantes, que liga a cidade de São Paulo à baixada santista, tem as suas quilometragens marcadas em relação ao marco zero da cidade de São Paulo que se encontra na Praça da Sé. Em outras palavras, quando você está no quilômetro 50 da rodovia, isso significa que você está a 50 km da Praça da Sé. Podemos, então, definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, e serve para indicar a posição do móvel. Essa grandeza serve para medir a posição ou distância do móvel, do ponto onde ele está e o ponto de onde foi marcada a quilometragem.

    O conceito de velocidade e velocidade média

    Para entender o conceito de velocidade, imagine novamente você em um carro a 100 km/h em uma agradável viagem de férias. Mas nem sempre ele andou exatos 100km/h, você deu esses números com base no que você viu marcando no velocímetro do carro durante a viajem. Isso foi você dando a velocidade que seu carro manteve durante um intervalo de tempo de uma hora por exemplo e depois uma velocidade média do seu carro durante a viajem.


    Aceleração escalar e aceleração escalar média

    Por exemplo, quando um ciclista inicia o movimento de uma bicicleta, ele necessariamente a tira do repouso e pedala até atingir a velocidade desejada, e assim dizemos que ele imprimiu uma aceleração a bicicleta. Note que a aceleração é uma grandeza que está intimamente ligada à variação de velocidade.

    Desse modo a aceleração escalar média pode ser definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário para essa variação.

    Classificação dos Movimentos
    Para que seja possível classificar o movimento, primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada. É muito comum encontrarmos trajetórias orientadas no nosso dia-a-dia, basta observar a sua rua. As casas possuem uma numeração e o sentido da sua rua é o sentido crescente da numeração das casas. Então, uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações da posições.
    podem ser classificados em progressivo ou retrógado.

    Aluna: Gabriela Calixto da Rocha
    1 ano A


    ResponderExcluir
  24. Sobre a cinemática estudaremos sobre Trajetória,Espaço,O conceito de velocidade e velocidade media,também iremos aprender a Aceleração escalar e Aceleração escalar média. e a classificação dos movimentos. vamos falar sobre a TRAJETÓRIA..bem ela pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel como por exemplo se riscarmos o caderno com um lápis, os pontos aonde os percorridos ou seja marcados definirão sua trajetória.AGORA IREMOS FALAR SOBRE ESPAÇO;o espaço determina o ponto aonde vc esta ou que esta percorrendo em certo lugar. bem agora é a veis do CONCEITO DE VELOCIDADE E VELOCIDADE MÉDIA;Para entender o conceito de velocidade imaginaremos um exemplo como uma moto a 50 km/h em um agradável passeio....o que isso significa, Significa que se sua motocicleta mantiver essa velocidade ela percorrerá 50 km/h ,a cada intervalo de tempo de uma hora.Entendendo assim que a a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.Mas é muito difícil que em um longo intervalo de tempo, possamos manter a mesma velocidade constante.Se colocarmos o trânsito urbano como por exemplo isso se torna uma tarefa praticamente impossível,Dessa situação podemos entender o conceito de velocidade média.Agora para a velocidade escalar média podemos defini-la como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel. Agora sobre Aceleração escalar e aceleração escalar média;bem a aceleração é uma grandeza que está intimamente ligada à variação de velocidade.Desse modo a aceleração escalar média pode ser definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário para essa variação.Assim a unidade de aceleração vem da divisão entre a unidade de velocidade pela unidade de tempo. Bem e agora por fim iremos falar sobre Classificação dos Movimentos;Um critério adotado para a classificação dos movimentos, é quanto à intensidade da velocidade. Quando a intensidade da velocidade do móvel aumenta, esse móvel está executando um movimento acelerado e as suas características , se a intensidade da velocidade do móvel diminuir, o mesmo estará executando um movimento conhecido por movimento retardado.Por isso para que seja possível classificar o movimento, primeiramente é importante entender o conceito de trajetória orientada.Ou seja uma trajetória orientada é uma trajetória com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições.E por fim o primeiro critério a ser adotado para o sentido do movimento, afinal um móvel pode estar se locomovendo a favor do sentido da trajetória ou contra o sentido da trajetória. ALUNO;João Vitor Soliz Severino. 1 ANO D.

    ResponderExcluir
  25. A Cinemática é o ramo da Mecânica que estuda o movimento realizado pelos corpos sem se preocupar com suas causas.

    É a interferência de um corpo cujas dimensões atrapalham o estudo de determinado fenômeno.
    Referencial

    Também conhecido como sistema de referência, é um corpo ou um ponto que adotamos como referência para analisar determinado fenômeno. O referencial que adotamos com maior frequência é a Terra.
    Repouso
    O repouso acontece sempre que um corpo não muda a sua posição em relação a um dado referencial.

    Movimento
    Movimento existe quando o corpo analisado muda de posição no decorrer do tempo em relação a um dado referencial.
    Trajetória
    É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado. Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel.
    Espaço de um móvel
    É um número real que permite a localização do móvel em sua trajetória, ou seja, é o valor algébrico da distância entre o móvel e a origem dos espaços.
    Deslocamento vetorial
    É a medida que representa a distância entre a posição inicial e final, ou seja, é a mudança de posição de um móvel sobre uma trajetória.
    Distância percorrida
    É a soma dos valores absolutos dos deslocamentos parciais.
    Velocidade escalar média
    É a rapidez em que o móvel realiza um percurso. Matematicamente, é representada pela equação:
    Vm = velocidade média;

    ΔS = variação do espaço;

    Δt = variação do tempo.

    Velocidade escalar instantânea

    É a rapidez em que o móvel realiza um percurso em determinado instante, ou seja, em um tempo específico, não havendo variações para esse tempo.
    Movimento uniforme
    O movimento uniforme ocorre quando o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, obedecendo à regra de que a velocidade instantânea é igual à velocidade média em qualquer intervalo de tempo.
    Sentido Progressivo
    Quando o móvel se desloca no mesmo sentido crescente da trajetória indicada.
    Sentido Retrógrado
    Quando o móvel se desloca no sentido contrário ao indicado pela trajetória.

    Aluna: Gisele da Silva F.S
    Série: 1 ano C

    ResponderExcluir
  26. A cinemática podemos definir como o estudo do movimento dos corpos sem a preocupação da análise de suas causas. Para se trabalhar a cinemática deve-se seguir alguns conceitos.
    REFERENCIAL:Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. Considere o seguinte exemplo: Você está sentado em um ônibus. Se adotarmos como referencial o ônibus, você está em repouso, mas se o referencial for um observador em um ponto fixo da Terra, você estará em movimento.
    TRAJETÓRIA:A trajetória pode mudar com a mudança de referencial. Considere que você está novamente sentado em um ônibus. Nesse instante, ele está em uma trajetória retilínea e com velocidade constante.
    ESPAÇO: Então espaço podemos definir como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição do móvel.
    VELOCIDADE MÉDIA:A velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pela distancia e tempo gasto pelo móvel.
    ACELERAÇÃO MÉDIA: Podemos,então,definir a aceleração média como a variação, de velocidade dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Existem dois tipos de movimento, o movimento progressivo que ocorre quando o móvel caminha no sentido positivo do seu destino,e o movimento retrógrado que acontece quando o móvel caminha no sentido negativo(contrário) do seu destino.


    Paulieni Moura Braz

    1°ano"C"

    ResponderExcluir
  27. Cinematica é o estudo do movimento dos corpos sem preocupação da analises de suas causas.Ela descreve o movimento dependendo do referencial.
    Alguns conceito de sinematica são:
    *referencial,que é todo local onde o observador fixa um sistema referencial,o qual estuda o movimento ou o repouso do objeto.
    *Tragetoria,é o conjunto dos pontos percorridos por um móvel durande um intervalo de tempo.
    *Espaço,é a variação do espaço dependendo somente do espaço final e inicial.
    Aluna:Amanda Gabriela Pena Azarite
    1 ano D

    ResponderExcluir
  28. sobre a cinemática estudaremos sobre a trajetória;ou seja a cinemática parte de uma mecânica que estuda os movimento, pela trajetória, referencial, do corpo extenso, pelo ponto material e entre outros . A área da física e conhecida como cinemática , o referencial e o referencial adotado que não se refere somente das nações adotado e pela grandeza que pode ser adotado pelo referenciado da trajetória. 1 ano E aluno ;welinton penha

    ResponderExcluir
  29. O texto fala sobre a cinemática que e o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimento dos corpos, Exemplo Como as casas possuem uma numeração e o sentido crescente da numeração das casas . Uma trajetória orienta em uma trajetória com um sentido que e indicado pela ordem crescente das posições. entendendo assim que a velocidade e uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo. 1 ano E aluno ; Jaime N P

    ResponderExcluir
  30. A cinemática descreve movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas, trabalha-se com partículas ou ponto materiais.
    Referencial
    É um corpo ou um objeto, no qual podemos determinar a localização do objeto para determinar se há repouso ou movimento.
    Trajetória
    Um exemplo de trajetória é, digamos que um carro esteja fazendo uma viagem entre duas cidades e em algum momento esse carro desviou ou volto para algum trecho, esse caminho percorrido durante a viagem é a trajetória.
    Espaço
    É a posição onde se encontra o móvel em determinado instante em, relação a um dado referencial.
    O conceito de velocidade e velocidade média
    A velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.
    Aceleração escalar e aceleração escalar média
    A aceleração é a taxa de variação da velocidade. A aceleração escalar média é a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário.
    Classificação dos movimentos
    A dois tipos de movimentos, o progressivo é aquele em que o móvel caminha no mesmo sentido da orientação da trajetória. E o Retrógrado quando o móvel caminha contra a orientação da trajetória.
    Aluna: Jackeline Augusto Rodrigues
    Turma: 1 ano A

    ResponderExcluir
  31. O texto fala sobre a cinemática, ela pode ser uma área da física,a cinemática pode ter vários movimentos uma delas e a trajetória,espaço, a velocidade escalar é definida como sendo o deslocamento escalar dividindo pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel. Aceleração escalar e a aceleração média: podemos definir a aceleração escalar média como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo. A classificação dos movimentos pode ser de duas maneiras o primeiro movimento a ser adotado e um movel que pode estar se locomovendo a favor do sentido da trajetória ou contra o sentido da trajetória dizemos que ele executa um movimento progressivo, que caracteriza pelo movimento escalar.
    O segundo movimento a ser adotado é quando um móvel se locomove contra o sentido da trajetória, define-se esse movimento como movimento retrógrado ou regressivo que é caracterizado pelo deslocamento escalar.
    Aluna: Luiza C. Mendes
    Turma: 1 ano " B " matutino

    ResponderExcluir
  32. O textoObservamos ao nosso redor um mundo em movimento. poderemos saber o que ocorreu antes e o que vai acontecer depois. Quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas estamos entrando em uma área da física conhecida como cinemática, Referencial. Uma observação Se você e o caminhão estivessem em sentidos opostos, qual seria a sua velocidade em relação ao caminhão? Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento.
    Também temos a trajetória, a trajetoria pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, como por exemplo, quando se faz um risco com giz em uma lousa.

    Por exemplo, a Rodovia dos Imigrantes, que liga a cidade de São Paulo à baixada santista, tem as suas quilometragens marcadas em relação ao marco zero da cidade de São Paulo que se encontra na Praça da Sé. quando você está no quilômetro 50 da rodovia, isso significa que você está a 50 km da Praça da Sé. Podemos, então, definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem.
    aluna: Ellen Karine Da Silva Alves
    Turma: 1 ano A

    ResponderExcluir
  33. pela minha observação a Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. A aceleração é a taxa de variação da velocidade. A aceleração escalar média é a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário.A unidade de aceleração vem da divisão entre a unidade de velocidade pela unidade de tempo. Utilizando as unidades do Sistema Internacional.Se a intensidade da velocidade do móvel diminuir, o mesmo estará executando um movimento conhecido por movimento retardado.
    ALUNO: Vinicius silva
    1 ano b

    ResponderExcluir
  34. O texto a cima retrata de um dos meios da física, a cinemática, que por ela mesmo de divide em tres partes,similares entre si, que se complementam na sua mecânica.
    A cinemática nos faz referencia ao movimento dos corpos, e suas diferentes observaçoes.
    Referencial: nos faz ter diferentes pontos de vista de um mesmo movimento ou repouso,dependendo do ponto de vista observado.
    Trajetória: É o deslocamento do corpo no espaço, sendo observado todas suas variáveis e intervalos.Também se nota seus pontos de mudança.
    Espaço: É a posição onde se encontra o corpo em determinado instante em relação a um determinado referencial. Se leva em conta também o conceito de velocidade média.

    ALUNO: Thábily Dos Santos Carrera
    SÉRIE: 1 ANO A

    ResponderExcluir
  35. Podemos definir o conceito de cinemática como sendo a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas. Já o conceito de referencial pode ser considerado como um marco ou ponto de referência usado para definir a posição de outros objetos. Temos como exemplo o velocímetro que registra a velocidade tendo como referencial a Terra.
    A trajetória pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, portanto a trajetória pode ser alterada a partir de uma mudança de referencial.
    Podemos definir espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, e serve para indicar a posição do móvel. Facilitando desta forma sua localização.
    O conceito de velocidade e velocidade média são muito importantes, uma vez que a velocidade nos proporciona mostrar quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.E velocidade média mostra que um móvel durante um longo tempo muito provavelmente não consiga manter uma velocidade constante, apresentando oscilações no período, a média dessa oscilação é entendida como velocidade média.
    A velocidade escalar média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel. Temos também a Aceleração escalar média definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo necessário para essa variação.
    ALUNA: Gênica
    SÉRIE> 1 ANO A

    ResponderExcluir
  36. O texto descreve que cinemática, é uns dos ramos da física que se preocupa em explicar os movimentos dos corpos, a cinemática faz parte da mecânica, ou seja, estuda os movimentos sem considerar as causas e a dinâmica.
    Referencial: É todo o local onde o observador fixa um sistema de referencia. Exemplo; Você está dentro de um carro em movimento mas está em repouso, mas se tiver uma pessoa te observando de um ponto fixo, você estará em movimento.
    Trajetória: É o caminho percorrido por um móvel e depende do referencial. Considere que você está novamente sentado em um ônibus, sendo assim, ele está em uma trajetória retilínea e com velocidade constante. De repente, uma lâmpada presa ao teto cai. Para você, que está no ônibus, a trajetória descrita pela lâmpada será retilínea. Porém, para um observador externo e em repouso em relação a Terra, a trajetória será um arco de parábola.
    Espaço: Podemos definir o espaço, como sendo a distancia entre um ponto na trajetória e a sua origem, que serve para indicar a posição do móvel.
    Velocidade e velocidade Média: A velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo e a velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Aluna: Gabrielle Sabino 1° A

    ResponderExcluir
  37. O texto exemplifica e retrata o que é cinemática, é a parte da física em que se observa o movimento, e suas variaveis, tanto de espaço e tempo como também de ponto de vista.
    REFERENCIAL: o ponto de vista de observação causa diferentes resultados a quem vê, tanto em velocidade como no repouso do corpo,por exemplo: Se vc estiver dentro de um carro em movimento, a sua observação será diferente de quem o vê de fora, você se enxergaria em repouso, enquanto quem o observa o veria em movimento.
    TRAJETÓRIA: É o deslocamento que o corpo produz para chegar em determinado local.
    ESPAÇO: É o espaço físico que o móvel utiliza em sua trajetória.
    velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.

    ALUNO: ALEX AZEVEDO
    SÉRIE: 1 ano A matutino

    ResponderExcluir
  38. Cinemática, umas das grandezas da física,divida em três partes, ela trata de todo o movimento e seus pontos de observação.
    referencial: dependendo do ponto e vista, o movimento pode ser interpretado de varias formas, se voce está em movimento,sua referencia de movimento ou de repouso será diferente de alguém que esteja parado.
    trajetória: dependendo também do ponto de observação, o movimento dos corpos é interpretado de formas diferentes, a trajetória de um objeto caindo e visto de maneiras diferentes de alguém que esteja em movimento, e de alguém e repouso.
    espaço:está diretamente ligado a trajetória, pois se calcula o espaço a partir da trajetória dos corpos em questão.por exemplo: um objeto em movimento tera´seu espaço medido a partir do inicio de sua trajetória.

    aluno Laudson Aguilar 1 ano A

    ResponderExcluir
  39. Cinemática é ramo da física que estuda os movimentos sem a preocupação com as suas causas, pois as causa fica pra outro ramo da física a: dinâmica...
    A cinemática esta dividida em:
    - movimento retilíneo uniforme (MRU)
    - movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)
    - movimento de queda livre
    - movimento circular uniforme (MCU)
    Na cinemática procuramos estudar:
    - Deslocamento de uma partícula
    - Tempo levado para ocorrer um deslocamento
    - Velocidade média de uma partícula
    - Aceleração de uma partícula

    Professor : Henrique
    Série: 1Ano A

    ResponderExcluir
  40. O texto relata O que é cinemática.
    É a parte da física que descreve o movimento sem nos preocupar com as coisas.
    É o contexto de grande referência que pode ser considerado como um Marco ou um ponto de referência.
    Usada para definir a posição de outros tipo de objetos
    Trajetoria: é um caminho percorrido por um móvel e depende da referência e determinado local.
    Espaço: é o espaço físico que o móvel usa em sua trajetória e como sendo a distância entre o ponto da trajetória
    Professor: Henrique
    Aluno:Wesley Pissolato
    Serie:1°anoB

    ResponderExcluir
  41. O texto acima fala da cinemateca na física a cinemateca e um estudo de movimento dos corpos quando estamos sentados em repousou depende de como estamos
    Estamos em movimentos pois a terra não para para calcular a velocidade média é possível calcular o deslocamento escalar do móvel divido por intervalo de tempo
    Aluna : Larissa Almeida
    Turma :1anoB

    ResponderExcluir
  42. Quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com suas causas estamos entrando em uma área da física com cinemática.
    Referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento.
    Trajetória pode ser alterada pela adoção de referenciais, a trajetória pode ser considerado como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, a trajetória pode mudar com a mudança do referencial.
    Espaço: além da trajetória é importante localizar a posição do móvel, podemos definir o espaço como distância entre um ponto e uma trajetória.
    A velocidade média é definida como sendo o deslocamento escalar dividido pelo intervalo de tempo gasto pelo móvel.
    Aceleração escalar é a grandeza física que representa a variação da velocidade escalar por unidade e tempo.
    A aceleração escalar média pode ser definida como a variação de velocidade do móvel dividido pelo intervalo de tempo.
    Classificação dos movimentos: Para que seja possível classificar o movimento, primeiramente é importante entender o conceito da trajetória orientada, a trajetória orientada com uma origem e um sentido que é indicado pela ordem crescente das indicações das posições.
    Movimento progressivo é quando o móvel caminha no sentido positivo da trajetória.
    Movimento retrógrado é quando o móvel caminha no sentido negativo da trajetória.
    Aluna: Amanda Cristina
    1 ano B

    ResponderExcluir