quarta-feira, 2 de maio de 2018

2º BIMESTRE


E.E.13 DE MAIO
Prof. Henrique Moura
FÍSICA /Lista atividades de Vetores
           
1.  Das grandezas físicas a seguir, separe em dois grupos, um grupo para as escalares e outro para as vetoriais.
a) velocidade    b) aceleração    c) comprimento
d) volume         e) temperatura f) massa        g) força h) quantidade de movimento

2. Uma grandeza física escalar fica corretamente definida quando dela nós conhecemos:
a) valor numérico e sentido.
b) Direção e sentido.
c) valor, desvio e sentido.
d) valor numérico e unidade.
e) desvio, direção, sentido.

3. Quando a grandeza física é vetorial para que ela fique completamente definida devemos conhecer dela:
a) valor (Intensidade), módulo e unidade.
b) valor (Intensidade), desvio, unidade e direção.
c) desvio padrão, unidade e sentido.
d) desvio padrão e módulo.
e) valor (Intensidade), unidade, direção e sentido.

4. Analisando as cinco grandezas físicas seguintes: TEMPERATURA, MASSA, FORÇA, DESLOCAMENTO e VOLUME. Dentre elas, terá caráter vetorial:
a) força e deslocamento.
b) massa e força.
c) temperatura e massa.
d) deslocamento e volume.
e) temperatura e volume

5. No ensino médio, as grandezas físicas costumam ser classificadas em duas categorias. Na primeira categoria, estão as grandezas definidas apenas por um número e uma unidade de medida; as grandezas da segunda categoria requerem, além disso, o conhecimento de sua direção e de seu sentido.
a) Como são denominadas as duas categorias, na sequência apresentada?
1)    a) 1ª categoria: grandezas escalares; 2ª categoria: grandezas vetoriais.


b) Copie a tabela seguinte em seu caderno de respostas e preencha corretamente as lacunas, indicando uma grandeza física da área de mecânica e outra da área de eletricidade, para cada uma dessas categorias.
6. Os vetores abaixo representam uma mesma grandeza vetorial.
Classifique como F (falsa) ou V (verdadeira) cada afirmação.

a)  (   )              b)  A = B (   )              c)  (   )    
d) A =  C (   )             
e)  (   )            f) A = – C  (   )           

7. Analisando os vetores da grade quadricula a seguir podemos afirmar que alguns deles possuem o mesmo módulo.
 
Quais vetores acima possuem o mesmo modulo?

A – B – E - F

8. Dados os vetores A, B e C representados na figura em que cada quadrícula apresenta lado corBrespondente a uma unidade de medida, é correto afirmar que a resultante dos vetores tem módulo:


a) 1                  b) 2                  c) 3
d) 4                   e) 6

9. Na figura, onde o reticulado (formato de rede) forma quadrados de lados L = 0,5 cm, estão desenhados 10 vetores, contidos no plano xy. O módulo da soma de todos esses vetores é, em centímetros:
a) 0,0.              b) 0,5.              c) 1,0.             
d) 1,5.              e) 2,0.

10. Um corpo em repouso é submetido à ação de três forças coplanares (estão no mesmo plano), como ilustrado na figura. Esse corpo passa a se locomover em movimento retilíneo acelerado no plano.
Pode-se afirmar que o módulo da força resultante sobre o corpo, em N, e a direção e o sentido do movimento são, respectivamente:
a) 1, paralela ao eixo y e para cima.
b) 2, paralela ao eixo y e para baixo.
c) 2,5, formando 45º com x e para cima.
d) 4, formando 60º com x e para cima.
e) 4, paralela ao eixo y e para cima.

11. Na figura, são dados os vetores a, b e c.
                


Sendo u a unidade de medida do módulo desses vetores, qual o valor aproximado do módulo do vetor soma?
4,47 u

12. (UNESP) 
A figura mostra, em escala, duas forças , atuando num ponto material P. Reproduza a figura, juntamente com o quadriculado em sua folha de respostas.
a) Represente na figura reproduzida a força   , resultante das forças   , e determine o valor de seu módulo em newtons.
b) Represente também, na mesma figura, o vetor  , de tal modo que

13. (Inatel) João caminha 3 m para Oeste e depois 6 m para o Sul. Em seguida, ele caminha 11 m para Leste. Em relação ao ponto de partida, podemos afirmar que João está aproximadamente:

 


a) a 10 m para Sudeste     b) a 10 m para Sudoeste
c) a 14 m para Sudeste    d) a 14 m para Sudoeste
e) a 20 m para Sudoeste 

14. ) Considere a figura abaixo:
 
Dadas as forças F1, F2 e F3 o módulo de sua resultante, em N, é:
a) 30                b) 40                c) 50    
d) 70                e) 80

15. Considere dois vetores,  e , sendo A = 3 u e B = 4 u. Trace o vetor resultante desses vetores e determine o seu módulo, quando o ângulo formado entre eles for:
a) a = 0°;            b) a = 90°;          c)a = 180°.
a) 7u; b) 5u; c) 1u
Dados: cos 0° = 1,0;  cos 60° = 0,5; cos 90° = 0;   cos 120° = - 0,5;    cos 180° = -1,0

16. ) Um corpo, que está sob a ação de 3 forças coplanares de mesmo módulo, está em equilíbrio. Assinale a alternativa na qual esta situação é possível. 

17. Duas forças de intensidades F1 e F2 têm resultante de intensidade igual a 21 N, quando aplicadas no mesmo sentido e, 3 N, quando aplicadas em sentidos opostos. Sendo F1 > F2,  determine essas intensidades.
12 N e 9 N


18. Em cada um dos casos abaixo, trace a força resultante e calcule sua intensidade.
 
   a) F1 = 16 N, F2 = 14 N;              b) F1 = 20 N, F2 = 10 N;
          cos 60° = 0,5.                             cos 120° = –0,5.  



    
a) 26 N; b) 10N.
19. Dois vetores força e  têm módulos respectivamente iguais a 7N e 21N. Dentre as alternativas a seguir a única que apresenta um possível resultado para a soma destes vetores, em N, será:
a) 3 N               b) 7N                c) 25 N            
d) 35    e) 37

20. Em cada um dos casos abaixo, trace a força resultante e calcule sua intensidade.
       a) F1 = 20 N, F2 = 10 N;               b) F1 = 30 N, F2 = 20 N;
         cos 45° = 0,71.                             cos 110° = –1/3.   





   
a) 28 N; b) 30 N

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